Portal da Cidade Cianorte

Covid-19 Cianorte

Ineficiência no controle da pandemia obriga Cianorte e região a fechar comércio

Em um primeiro momento os primeiros casos de Covid-19 foram contidos na região, quando contaminação atingiu frigorifico situação perdeu o controle

Postado em 01/07/2020 às 09:11 |

(Foto: Divulgação)

A prefeitura municipal de Cianorte, por meio do prefeito Claudemir Romero Bongiorno (PODEMOS), informa que as decisões do decreto estadual serão analisadas nesta quarta-feira (01), e que no momento continuam valendo o decreto municipal 120/2020, que estabelece normas para o funcionamento do comércio. 

Em matéria publicada na Gazeta do Povo, o especialista jurídico André Portugal, Mestre em Direito Constitucional, pela Universidade de Coimbra, afirma que os prefeitos podem endurecer ainda mais as regras no combate ao coronavírus, no entanto não podem caminhar em direção oposta ao decreto do Governador. "Não é uma opção, os cidadãos estão obrigados a cumprir a decisão do decreto Estadual". (Gazeta do Povo 01/07/20)

Segundo afirmação feita pelo especialista a Gazeta do Povo, "Aos municípios elencados no decreto cabe apenas adotar medidas suplementando as que já existe ao decreto, para torná-las ainda mais rígidas, caso o cenário epidemiológico local exija". 

A única forma do município reverter essa situação, seria se a determinação descumprisse evidências cientifica, o que é não é o caso, o governo municipal em Cianorte, desde o inicio da pandemia tem demonstrado ineficiência no combate a proliferação da doença, isso fica claro nos números, a cidade tem hoje 456 casos de Covid-19.

Número que continuam aumentando, principalmente depois que a contaminação lamentavelmente atingiu um Frigorifico de Frangos na cidade. A partir daí os casos de contaminados triplicaram na cidade. 


(Imagem que circula pelas redes sociais, demonstrando o descontentamento e preocupação por parte de empresários e funcionários)

No boletim divulgado pelo Governo do Estado, no final da tarde desta terça-feira (30), a 13ª Regional de saúde permanece na segunda colocação, entre as regionais de Saúde do Estado, com 488 casos para cada 100.000 mil habitantes (Coeficiente de incidência). A 14ª Regional de Saúde de Paranavaí, registra 178, e a de Umuarama 87, levando em consideração os mesmos critérios.   

Informações da Gazeta do Povo clique aqui.


.


 Fique bem informado com os casos de Covid-19 em Cianorte e região. Portal da Cidade Cianorte. 

Fonte:

Deixe seu comentário