Portal da Cidade Cianorte

Abre ou Não

Comércio deve retomar suas atividades nesta quarta-feira em Cianorte. Ou Não?

Incertezas e opiniões dividias entre a necessidade econômica e os cuidados com a saúde dividem opiniões na cidade

Postado em 31/03/2020 às 11:34 |

Autoridades sanitárias afirmam que essas duas semana serão muito difíceis na proliferação do vírus (Foto: Portal da Cidade Cianorte)

As vésperas de reabrir o comércio com algumas restrições, nesta quarta-feira (1), o clima de incertezas norteiam as opiniões em Cianorte, uns mais convictos da necessidade de retomar as atividades, outros acreditando ser o isolamento domiciliar decretado nos últimos dias o responsável pelo controle da pandemia na cidade, até aqui. 

Em Cianorte o novo coronavírus se manifestou de forma rápida, principalmente por que oito Cianortenses haviam chegado dos Emirados Árabes, sendo que deste grupo todos suspeitos, seis foram confirmados e deram positivo para o COVID-19. O que obrigou a cidade, a exemplo de outros locais, a decretar a partir do dia 23 de março o fechamento do comércio, mantendo somente os serviços essenciais. O que até aqui deu resultado pois a cidade se manteve com sete confirmações e diminuiu o número de casos suspeito hoje também em sete.

A expectativa para a reabertura da maioria das empresas tem seu contra ponto nas intensas manifestações de autoridades sanitárias que apontam o isolamento domiciliar como principal saída para a desaceleração no número da casos de coronavírus o que garantiria alívio na estrutura hospitalar, que não suportaria se o acumulo de atendimento aumentasse demasiadamente. E também pela afirmação do ministério da saúde de que estas próximas semanas seriam as mais difíceis no enfrentamento da pandemia. 

Em Cruzeiro do Oeste, por exemplo, com nenhum caso da doença, a prefeita Helena Bertoco, revogou decreto de abertura e manteve fechamento do comércio pelo menos até domingo (5). Umuarama o Prefeito Celson Pozzobom, teve a mesma atitude e o comércio continua fechado. Umuarama registrou o primeiro contágio comunitário da doença e tem dois casos confirmados.

Nesse clima de apreensão e opiniões divididas é que o empresário e empregado vão encarar a quarta-feira de reabertura, e retomada das atividades em meio ao novo coronavírus, com uma única certeza. "A qualquer momento vai fechar de novo". Ou ainda a possibilidade diante das circunstancias de nem abrir. 

Informações dão conta de que o Prefeito Claudemir Romero Bongiorno, deve se pronunciar agora a tarde, para confirmar ou não a reabertura. 

Governo do Estado ampliou serviços considerados essenciais em todo Paraná


Fonte:

Deixe seu comentário