Portal da Cidade Cianorte

UNICESUMAR

Alunos de Medicina são expulsos por fraude em vestibular

Conforme informado pela instituição, quatro teriam pagado para outras pessoas fazerem as provas

Postado em 05/09/2019 às 16:45 |

Acadêmicos denunciados estavam cursando o primeiro semestre de medicina (Foto: Divulgação/Unicesumar )

Quatro estudantes do curso de Medicina da Unicesumar, de Maringá, foram expulsos por decisão da instituição. Eles teriam fraudado as provas do vestibular, o mais concorrido do centro universitário. A decisão foi tomada nesta terça-feira (03) e divulgada nesta quarta-feira (04).

Os quatro alunos estavam no primeiro semestre do curso. A instituição informou que deve apresentar denúncia à Polícia Civil até esta quinta-feira (05). 

A investigação que levou a decisão da reitoria começou em julho. Segundo nota da assessoria de imprensa, a Unicesumar recebeu uma denúncia dizendo que dois alunos teriam pagado para obter a vaga no curso. Uma investigação interna confirmou o fato e descobriu que outros dois jovens teriam feito o mesmo.

Segundo a investigação, os quatro teriam pagado para outras pessoas fazerem as provas do vestibular. Um dos itens que levaram a descoberta foi o fato de que as fotos das matriculas no sistema não mostravam as mesmas pessoas que cursavam medicina.

A Unicesumar informou, por meio de nota, que os alunos confessaram a fraude. Eles teriam pagado a uma empresa um valor alto. Os jovens expulsos são de Mato Grosso, Goiânia e de cidades da região de Cascavel. 

Está na é a primeira vez que um caso desse tipo acontece. Anos atrás, no primeiro vestibular de medicina, 11 pessoas foram pegas tentando cometer fraude.

O curso de medicina da Unicesumar é o mais concorrido da instituição. Tanto que as provas para o ingresso, diferentemente dos vestibulares de outros cursos, são realizadas por uma empresa terceirizada.

Atualmente, a mensalidade para quem ingressa no curso é de R$ 8,8 mil. O centro universitário Unicesumar tem, ao todo, 1413 alunos estudando medicina. 

A Unicesumar, com pólos em diversas partes do Brasil e até em outros países, conta com 190 mil alunos, incluindo os da modalidade de Educação a Distância.

Fonte:

Deixe seu comentário