Portal da Cidade Cianorte

Bike

No Dia do Ciclista, campanha alerta sobre uso seguro da bicicleta

Essa data homenageia o biólogo Pedro Davison, que morreu atropelado em 2006

Postado em 19/08/2019 às 16:13 |

(Foto: Colaboração/Agência Brasil)

Em Cianorte, e toda região cada vez mais pessoas se interessam pela prática do ciclismo, seja para manter a forma, sair do sedentarismo ou para competir, além é claro daqueles que conservam o hábito diário de trabalhar em cima de suas "magrelas", os motivos são os mais diversos, fato é que o interesse pela bike vem crescendo a cada dia. 

E nesta segunda-feira (19) é comemorado o dia do Ciclista, a Sociedade Brasileira de Ortopedia e traumatologia  aproveitou a ocasião para realizar uma campanha de conscientização chamada "Bicicleta Segura", com o objetivo de orientar as pessoas na prevenção de lesões em acidentes envolvendo bicicletas.

Somente no ano passado, 11.741 brasileiros foram internados por envolvimento em acidentes com bicicleta, gerando custo superior a R$ 14 milhões ao Sistema Único de Saúde (SUS). A campanha será desenvolvida até o fim deste mês. 

Um dos principais motivos, para esses números tão altos, está na falta de estrutura nas cidades para o ciclismo e também porque as pessoas não têm orientações para entender a bicicleta como um meio de transporte além de ser utilizada para prática esportiva.

O ciclista “deve estar paramentado, ou seja, com capacete, que é algo fundamental, e obedecer às regras”, normais de trânsito. 

Para evitar que fraturas e outras lesões aconteçam, a entidade recomenda que os ciclistas se protejam, tomem cuidado e andem em lugares adequados, com bicicletas também adequadas. 

Dia do Ciclista 

O Dia do Ciclista é celebrado em 19 de agosto e homenageia o biólogo Pedro Davison, que morreu atropelado em 2006, em Brasília, aos 25 anos de idade, enquanto pedalava no Eixão Sul, via expressa da capital federal, que é fechada ao tráfego de veículos aos domingos para se transformar em área de lazer. A data entrou no calendário oficial do país. Sua aprovação tem o objetivo de estimular o uso da bicicleta, a cidadania e a mobilidade sustentável e plural, além de criar novas oportunidades para promover a educação para a paz no trânsito.

Fonte:

Deixe seu comentário