Portal da Cidade Cianorte

Eleições 2020

Ministério Público lança hotsite orientando para votação consciente e segura

O pleito, que originalmente acontece no mês de outubro, teve a data alterada em 2020 diante da pandemia de coronavírus.

Postado em 30/09/2020 às 07:38

(Foto: Portal da Cidade Cianorte)

No dia 15 de novembro deste ano, cerca de 8,1 milhões de eleitores paranaenses irão às urnas para votar em seus candidatos a prefeito e vereador de seus municípios. O pleito, que originalmente acontece no mês de outubro, teve a data alterada em 2020 diante da pandemia de coronavírus. Nos municípios onde houver segundo turno, a volta às urnas será no dia 29 de novembro.

Para esclarecer dúvidas de cidadãos, candidatos e jornalistas acerca das eleições, o Ministério Público do Paraná preparou um hotsite especial com várias informações úteis, especialmente em relação às medidas de prevenção que estão sendo adotadas pelas autoridades quanto ao contágio pela covid-19. Também são disponibilizados os contatos das Promotorias de Justiça eleitorais em todo o estado, alguns esclarecimentos sobre condutas permitidas e vedadas aos candidatos durante o período de campanha e orientações para a denúncia de crimes eleitorais e o exercício do voto consciente.

“Com essa iniciativa, o MPPR pretende colocar-se ao lado da população, propiciando-lhe a obtenção de informações que possam contribuir para que o exercício do direito ao voto, que é a manifestação mais significativa do regime democrático, seja concretizado de forma livre e consciente”, afirma o procurador-geral de Justiça, Gilberto Giacoia.

Para o procurador de Justiça Armando Antônio Sobreiro Neto, coordenador das Promotorias de Justiça Eleitorais do MPPR, as informações disponíveis no site “Eleições 2020” servirão para a compreensão do processo eleitoral, contribuindo para que o exercício da cidadania aconteça com pleno conhecimento das regras existentes e das mudanças que ocorreram diante da pandemia. 

“O calendário eleitoral é uma das principais alterações, que demandou dois meses de intensos debates no Tribunal Superior Eleitoral e no Congresso Nacional. Além disso, muitas dúvidas surgem em relação aos procedimentos do pleito deste ano, principalmente em relação aos cuidados sanitários que serão tomados. Essas e outras informações estão disponíveis no site para que os cidadãos exerçam o direito de voto de maneira consciente e segura”, ressalta Sobreiro.


Fonte:

Deixe seu comentário