Portal da Cidade Cianorte

Administração

Programa de Compliance já está em 60% das secretarias estaduais

Esta é uma das principais ferramentas contra a corrupção implementada pela administração pública

Postado em 14/01/2020 às 11:15 |

(Foto: Agência Estadual de Notícias)

O Programa de Integridade e Compliance do Governo do Paraná já começou a ser implantado em 60% dos 15 órgãos com status de Secretaria de Estado, além de duas autarquias e o Paranacidade. Esta é uma das principais ferramentas contra a corrupção implementada pela administração pública, por meio da Controladoria-Geral do Estado (CGE) e sua implantação, que já começou em 12 órgãos, pode ser acompanhada pelo site da CGE.

A primeira fase de implantação consiste em entrevistas com todos os servidores dos diversos níveis hierárquicos de cada órgão. A partir da coleta de informações, é elaborado um mapa de vulnerabilidades, que indica possíveis gargalos ou brechas para desvios de conduta e falhas em procedimentos. 

Com esses dados compilados a equipe da Coordenadoria de Integridade e Compliance, da CGE, em conjunto com servidores do órgão em que o programa é implantado, elaboram o plano de integridade específico àquele serviço. 

Nesta proposta, são estipulados protocolos para as atividades desenvolvidas e sugeridas ferramentas, tecnológicas ou não, que protejam os processos vulneráveis a fraudes, subornos e irregularidades que prejudiquem a administração pública. 

 

Raul Siqueira/ Controlador-geral

Combate a Corrupção

Com a aplicação da metodologia de compliance, o Governo do Paraná aumenta a transparência de suas ações, aprimora o combate à corrupção e determina uma gestão eficiente e confiável dos recursos públicos

Raul Siqueira/ Controlador-geral

Fonte:

Deixe seu comentário