Portal da Cidade Cianorte

Perigo

Caso de Dengue Hemorrágica é confirmado na Região

Jovem de 21 anos foi encaminhada para Umuarama com resultado positivo para dengue e um quadro de plaquetas muito baixo

Postado em 10/01/2020 às 06:37

A principio atendimento diagnosticou como virose. (Foto: Reproducão/Redes Sociais )

A situação esta cada vez mais preocupante em relação a dengue, pelos números, 80% dos focos do mosquito estão dentro dos quintais segundo Secretaria Estadual de Saúde, e no entanto as pessoas não se deram conta do seu importante papel no combate ao mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.

E os casos mais graves da doença, como é o caso da dengue hemorragica, começam a ser registrados nas cidades próximas a Cianorte, como pôde ser verificado em Cruzeiro do Oeste, que já conta com índices alarmantes de casos de dengue, e agora o município confirmou nesta semana o primeiro caso de dengue hemorrágica.

Trata-se de Caroline Sestito Franciscato, 21, ela procurou o Pronto Socorro do Hospital Municipal nos dias 2, 4 e 5. Segundo ela não teria recebido o devido encaminhamento, e na ocasião foi diagnosticada como portadora de virose.  

Com o diagnóstico em mãos, ela foi levada pela mãe a um  Posto de Saúde Municipal na segunda (6), onde foram identificados prontamente sintomas de dengue. No dia seguinte o resultado dos exames deram positivo para dengue. 

Caroline foi encaminhada para Umuarama com plaquetas muito baixas, pessoas com plaquetas baixas apresentam problemas de coagulação, em caso de ferimentos existe dificuldade para parar o sangramento.  

Já em Umuarma, no hospital Norospar, ela recebeu a transfusão de dez bolsas de plaquetas e segue em observação, apresentando quadro estável. 

Nesse período de calor, onde são registradas chuva quase todos os dias, ficam mais propícios os locais que servem como criadouro do mosquitos, exigindo de cada cidadão uma agtenção especial na limpeza do seu quintal e dos locais, e/ou quintais próximos a sua residência.

Fonte:

Deixe seu comentário