Portal da Cidade Cianorte

Cartão-Postal

Governador autoriza início das obras dos trapiches da Ilha do Mel

Trapiches de Encantadas e Nova Brasília serão reformados, reforçados e ampliados. Vão receber nova iluminação, rampas acessíveis, lixeiras, coberturas

Postado em 28/02/2020 às 04:29 |

Medida se soma a outros R$ 8 milhões aplicados em melhorias na Ilha do Mel, um cartão-postal do Paraná (Foto: Agência Estadual de Notícias)

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta quinta-feira (27) a ordem de serviço para o início das obras de reforma e melhorias nos trapiches de Nova Brasília e Encantadas, na Ilha do Mel, em Paranaguá. O ministro de Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, participou da solenidade. O investimento de R$ 9,5 milhões são da empresa pública Portos do Paraná. As obras devem demorar cerca de sete meses.

Ratinho Junior destacou que a Ilha do Mel é um cartão-postal do Paraná e que nunca teve tratamento adequado do poder público em termos de acessibilidade e infraestrutura. “Transformar essa realidade, disse, é uma das prioridades do Estado. Vamos deixar trapiches extremamente modernos, com segurança”, disse o governador. “Temos um grande pacote de investimentos para a Ilha do Mel, dentro do conceito de turismo sustentável. Queremos buscar mais turistas e atender melhor os moradores”, afirmou Ratinho Junior. 

Ele também disse que o Estado desenvolve ideias em parceria com os barqueiros para modernizar a travessia e citou a entrega de duas estações de recolhimento de resíduos sólidos e os projetos de tratamento de esgoto e de dragagem, que estão em andamento. “O turista quer infraestrutura adequada. A maior vocação do Litoral é o turismo, e o que mais vai crescer é o turismo de natureza. O Paraná é o Estado que mais tem potencial nessa área. Temos um grande pacote de obras para transformar a realidade do Litoral”, complementou. 

O ministro da Infraestrutura disse que o potencial turístico da Ilha do Mel é imenso e que a integração entre o porto e as comunidades litorâneas é um exemplo para o País. “Esses recursos aerão indutores do desenvolvimento sustentável e vão potencializar a região. Todos os brasileiros deveriam conhecer esse lugar”, afirmou Tarcísio Gomes de Freitas. Foi a primeira vez que um ministro, no exercício do cargo, visita a praia de Encantadas. 

MODERNOS – Os trapiches foram instalados há 20 anos e sofrem com a ação do tempo e da maresia, causando riscos para as pessoas. Eles serão recuperados, reforçados e ampliados. As estruturas vão receber nova iluminação, rampas acessíveis, lixeiras, coberturas, entre outras benfeitorias para a segurança da comunidade e dos visitantes. 

Também ganharão novo sistema elétrico de iluminação, sistema de drenagem, novos dispositivos de segurança e sinalização, de acordo com a revisão mais recente das Normas da Autoridade Marítima para Auxílios à Navegação, e dispositivos de acessibilidade (flutuantes) e de auxílio à atividade pesqueira, como estruturas para amarração de embarcações (cabeços). Terão bancos de espera, proteção lateral para segurança e cobertura. 

Márcio Nunes, secretário de Desenvolvimento Sustentável e Turismo, disse que os trapiches são parte de uma programação muito extensa de obras na Ilha do Mel. “O que faltava era esse olhar diferenciado. Estamos dando condições melhores para os serviços, hospedagem, destinação dos resíduos. Temos as águas mais limpas do País e queremos turistas o ano todo. A Ilha do Mel está muito perto de grandes conglomerados urbanos como Curitiba, Ponta Grossa e São Paulo, temos que aproveitar essa localização estratégica e a sua beleza natural”, complementou.

(Foto: Agência Estadual de Notícias) 

Fonte:

Deixe seu comentário