Portal da Cidade Cianorte

Prevenção

Operação Verão Costa Noroeste é oficialmente lançada neste sábado

Neste ano, 15 guarda-vidas militares e 45 civis trabalharão em toda extensão da Costa extremo Noroeste, intensificando o serviço de prevenção e salvamentos

Postado em 22/12/2019 às 05:55 |

(Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros)

Começou nesta sexta-feira (20) a “Operação Verão” nos portos e prainhas de água doce da região Noroeste. O lançamento oficial da operação ocorreu neste sábado, às 15h, em Porto Rico, com a presença de autoridades civis e militares.

Neste ano, 15 guarda-vidas militares e 45 civis trabalharão em toda extensão da Costa extremo Noroeste, intensificando o serviço de prevenção e salvamentos aquáticos. A operação segue até o dia 26 de fevereiro de 2020.  

Segundo o Corpo de Bombeiros, a preparação para o início dos trabalhos, bem como dos guarda-vidas militares e civis que vão atuar na temporada, começou bem antes do verão. Durante todo o ano, eles praticaram atividades físicas e, com a proximidade da Operação, todo o efetivo passou por uma reciclagem, com objetivo de relembrar conceitos e técnicas de prevenção e salvamento aquático. 

Os postos de guarda-vidas são distribuídos ao longo do Rio Paraná, abrangendo os municípios de Porto Rico, São Pedro do Paraná e Marilena. Segundo o Subtenente do Corpo de Bombeiros de Paranavaí, Marco Antônio, é importante que os turistas fiquem atentos às recomendações dos guarda-vidas, para evitar acidentes e tragédias neste final e início de ano.

“Pedimos que as pessoas tenham bastante cautela ao entrar na água e em embarcações. Sempre utilizam coletes salva-vidas ao andar de barco e quando forem entrar na água, procurem locais sinalizados pelos guarda-vidas. Qualquer dúvida, a recomendação é buscar orientação com os guarda-vidas, pois eles estão capacitados e orientados para indicar o melhor lugar para banho”, explicou o subtenente Marco Antônio.

Orientações dos bombeiros: 

O Corpo de Bombeiros alerta os banhistas para que tomem alguns cuidados para evitar acidentes e até tragédias nos rios da região. As orientações são:  

  • Evitar entrar na água alcoolizado;  
  • Não entrar em lugares fundos, dos quais você não tenha conhecimento da profundidade ou com grande correnteza, mesmo que saiba nadar;  
  • Acompanhar crianças para que aproveitem o rio de forma segura;  
  • Pilotar embarcações com prudência, utilizando colete salva-vidas; 
  • Permanecer onde há segurança e postos de guarda-vidas, onde “dê pé” e respeitar as orientações dos bombeiros. 

Fonte:

Deixe seu comentário