Portal da Cidade Cianorte

cianorte + saudável

Prefeitura de Cianorte dá dicas para manter alimentação equilibrada no inverno

O projeto Cianorte Mais Saudável orienta que se deve ter cuidado para não cair em exageros, principalmente com alimentos calóricos e ricos em gordura.

Publicado em 30/06/2024 às 10:00

(Foto: Ilustrativa Pixabay)

Com a chegada oficial da estação mais fria do ano, a iniciativa do Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, que mensalmente instrui a população, o Projeto Cianorte Mais Saudável apresenta em junho dicas para manter a alimentação equilibrada, variar o cardápio e garantir a sensação de corpo quentinho durante o inverno.

Isto porque, nesta época, as necessidades energéticas do organismo humano aumentam em função da demanda por calor e, consequentemente, para alcançar uma temperatura corporal confortável. Assim, é natural haver elevação do apetite nos dias frios. Porém, é importante ter cuidado para não cair nos exageros típicos do inverno, principalmente com alimentos muito calóricos e/ou ricos em gorduras. Confira:

  • Varie nas sopas

Caldos e sopas são pratos típicos do inverno e ótimas opções para incluir no cardápio. Podem ser muito nutritivos e excelentes aliados da saúde quando bem preparados. O uso de produtos integrais aumenta a sensação de saciedade, por causa das fibras, e evita exageros. Além disso, é recomendado combinar vegetais, legumes, leguminosas (feijão, lentilha, grão-de-bico) e proteínas (carnes em geral e ovos) para deixar a refeição ainda mais nutritiva, bem como o uso de temperos naturais.

  • Se beneficie das gorduras boas nas pequenas refeições

Um excelente item para incluir nas pequenas refeições do dia são as oleaginosas que, ricas em nutrientes, auxiliam no controle do nível do colesterol ruim e bom. As vantagens são muitas. Por serem práticas, vão ajudar a diminuir o consumo de doces e de salgadinhos que aumentam o nível do colesterol ruim. Chia e linhaça são excelentes opções. As formas de utilizar esses grãos e sementes nas refeições são muitas: salpique sobre saladas de frutas, vitaminas, iogurtes, caldos e sopas.

  • Não deixe as frutas de lado

Para as refeições intermediárias, sugere-se o consumo de frutas da estação. No inverno, elas podem ser retiradas da geladeira algumas horas antes do consumo e deixadas na mesa já higienizadas e prontas, pois à temperatura ambiente ficam mais convidativas. Uma boa alternativa também é optar por frutas secas e cristalizadas, que são mais práticas para carregar e não deixam de oferecer nutrientes e vitaminas. Pode-se, ainda, preparar frutas quentes como: banana assada, pera ou maçã cozidas, utilizando cravo, canela e gengibre a gosto.

  • Prepare os vegetais cozidos ou refogados

Como de costume no inverno, a tendência de comer folhas e vegetais diminui pelo fato de serem mais frias. Porém, existem diversas maneiras de prepará-los, para que fiquem mais propícios ao tempo. Opte por saladas mornas, adicionando vegetais cozidos, grãos e proteínas, como grão-de-bico ou lentilha.

  • Hidrate-se sempre

Com o clima frio, a vontade de beber água pode não aparecer tanto quanto no verão, mas isso não significa que o inverno diminui a necessidade de se manter hidratado. Por esse motivo, mesmo quando não sentimos sede, devemos nos hidratar durante todo o dia. Opte por chás quentes e infusões, que aquecem e hidratam, mas é importante ficar atento na hora de adoçar e não cometer exageros. Por isso, experimente sabores como gengibre, camomila, hortelã e canela, que também possuem propriedades benéficas para a saúde.

Fonte:

Deixe seu comentário